Porto de Galinhas é a principal e mais movimentada das praias do litoral pernambucano, visitada o ano inteiro pelos turistas devido, à sua beleza natural e à excelente infra-estrutura hoteleira. A praia de Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca, a 65Km ao sul do Recife. Vindo do Recife, a seqüência de praias de Porto de Galinhas começa com Camboa (ao norte do Porto de Suape), Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. A temperatura média da água em Porto, arredores e piscinas naturais são de 28 graus centígrados. Da ponta de Maracaípe e Camboa são 18Km de coqueirais. Em cada canto desse paraíso, podemos descobrir e comprovar como a natureza foi generosa. Aqui tudo fica perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber aceno de alguém que nunca vimos. De dia, podemos caminhar na areia, surfar, mergulhar andar de buggy, jet ski, jangada, fazer trilha, bicicleta, cavalo, kite surf ou simplesmente não fazer nada.



O nome da nossa pousada é inspirada na Lenda da índia ANAHÍ. Segundo fontes sobre nomes indígenas, Anahí é um nome de origem tupi e quer dizer “bela flor do céu”. Porém, no Dicionário de Nomes Próprios - encontramos “aquela que tem a voz doce”. A partir de uma lenda tupi-guarani, segundo a qual esse era o nome de uma índia que teria sido queimada, e no momento em que ardia em chamas, transformava-se numa flor – a flor da árvore de Ceibo (Cujo nome científico é Erythrina crista-galli). Segundo a lenda, Anahí era uma índia que gostava muito de cantar, e que vivia feliz em sua tribo, até que invasores chegaram e aprisionaram os índios. Ao tentar se defender e escapar, Anahí acaba ferindo um dos guardas, e seu castigo é morrer na fogueira amarrada a uma árvore. O Ceibo representa, dessa forma, o sofrimento e a coragem, e é conhecida como a flor nacional da Argentina, onde há abundância dessa espécie. No Brasil, essa flor é chamada de corticeira do banhado, ou flor de Aguaí. O Brasil, o Paraguai e a Argentina tem o privilégio de ser o único habitat dessa flor agreste.


Porto de Galinhas é rica em eventos multiculturais. Literatura, musica, gastronomia, turismo e entre tantas outras atividades fazem parte do calendário anual de eventos que acontecem neste paraíso. Acesse nossas redes sociais e fique por dentro da mais variada programação deste incrível lugar.


No século XV, em plena descoberta do Brasil, o lugar era habitado pelos índios Caetés, onde predominou o tráfico do pau-brasil. Daí em diante, até o final do século XVI, o lugar foi abandonado porque os índios não deixavam sair madeira nem açúcar do lugar, mas retornou no século XVIII com o desembarque clandestino de escravos. Uma das primeiras áreas do Brasil ocupada pelos portugueses, Pernambuco tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos foi responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atraiu novos colonos europeus que construíram no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial. Antigamente, Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Quando os escravos chegavam para serem vendidos, contrabandeados, vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu o nome Porto de Galinhas. FONTE: www.destinoportodegalinhas.com.br


A gastronomia é um diferencial à parte e merece uma programação especial na sua visita. Com insumos da própria região, os pratos desenvolvidos pelos chefes são de dar água na boca. Camarões, peixes e frutos do mar se misturam com as frutas da estação para deixar a alimentação um item especial na sua viagem.


Sempre preocupados com a preservação do meio ambiente e com o ecossistema em que estamos inseridos, diversos programas sociais e ecológicos contribuem com a sustentabilidade de Porto de Galinhas. Um verdadeiro paraíso que necessita de cuidado, apoio e sua ajuda!
Existem dois projetos muito importantes que são realizados em Porto de Galinhas com a ajuda de muitos voluntários: a ONG Eco Associados e o Hippocampus. Ambos são envolvidos com a preservação da vida marinha, principalmente, tartarugas e cavalos-marinhos, respectivamente. Se você quiser ajudar e aprender um pouquinho deixamos como sugestão a visita a esses dois projetos.


A POUSADA

Um Paraíso ao seu alcance. Rodeada de belezas naturais e muito conforto... Esta é a ANAUÍ Pousada!

RECEBER PROMOÇÕES

CONTATO

+55 (81) 98175-6878

reservas@anauipousada.com.br

Alameda Beira Mar - S/N - Porto de Galinhas, Ipojuca/ PE - CEP: 55590-000

• Políticas de hospedagens

ANAUÍ Pousada. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GRID Design e Estratégia.