Porto de Galinhas é a principal e mais movimentada das praias do litoral pernambucano. É visitada o ano inteiro pelos turistas devido a sua beleza natural e a excelente infraestrutura hoteleira.
A praia de Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca, 65Km ao sul de Recife. Vindo da capital, a seqüência de praias de Porto de Galinhas começa com Camboa (ao norte do Porto de Suape), seguida por Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Pontal de Maracaípe. A temperatura média da água em porto, arredores e piscinas naturais são de 28 graus centígrados. São 18Km de coqueirais, começando da ponta de Maracaípe até Camboa.
Em cada canto desse paraíso, podemos descobrir e comprovar como a natureza foi generosa. Aqui tudo fica perto e, assim, não é mera coincidência encontrar conhecidos ou até mesmo receber cumprimentos de alguém que nunca vimos. Durante o dia, podemos caminhar na areia, surfar, mergulhar, andar de buggy, jet ski, jangada, fazer trilha, andar de bicicleta, a cavalo, praticar kite surf ou simplesmente relaxar observando a paisagem.
Porto de Galinhas também é rica em eventos multiculturais, literatura, música, gastronomia, turismo e tantas outras atividades que fazem parte do calendário anual de eventos que acontecem neste paraíso.



O nome da nossa pousada é inspirada na lenda de ANAHÍ. Segundo a lenda, Anahí era uma mulher indígena que gostava muito de cantar as histórias e contos de sua aldeia. Um dia, Anahí foi capturada por colonos, que a mantiveram presa em seu acampamento. Em uma noite sem lua, Anahí consegue fugir e, em uma luta, fere um dos guardas com sua própria adaga. Como punição, Anahí é condenada a morte, sendo amarrada à uma árvore e ateada fogo.
Como por mágica ou milagre, no entanto, Anahí não queima, sendo protegida pela natureza e acaba se fundindo à árvore. No dia seguinte, então, o que seus raptores encontram em seu lugar é uma árvore lindíssima, com folhas verdes e flores vermelhas como sangue: a árvore de Ceibo.
A história de Anahí tem algumas variações dependendo da região, e é conhecida por vários locais da América Latina, sendo o Ceibo (que no Brasil também é chamada de corticeira do banhado ou flor de Aguaí) a flor nacional da Argentina.
O nome de Anahí, que significa “bela voz doce” ou, ainda, “flor do céu”, é, então, a inspiração para o nome de nossa pousada que, assim como a heroína da lenda, vive rodeada de natureza. A flor do Ceibo da lenda de Anahí, que inspirou a marca de nossa pousada, é um símbolo de liberdade, coragem e valentia.



Até o século XV, o litoral pernambucano, incluindo o paraíso que hoje conhecemos como Porto de Galinhas era habitado por diversos povos indígenas, como os Caetés. Uma das primeiras áreas do Brasil ocupada pelos portugueses, Pernambuco tornou-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos foi responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Ao longo dos séculos, as águas claras e as praias belíssimas de Porto de Galinhas serviram de porto para a exportação de pau-brasil, açúcar e para a importação de escravos.
A riqueza gerada a partir daí atraiu novos colonos europeus, que construíram no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial e que rendeu à vila o nome de Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Depois, na época do tráfico de escravos, estes chegavam para serem vendidos e contrabandeados escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos navios com escravizados na beira mar era, então, anunciada pelo código "tem galinha nova no Porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas", e é daí que surge o nome atual da vila.
Apesar da historia triste envolvendo o nome desse belíssimo local, Porto de Galinhas é hoje um dos destinos mais cobiçados por turistas nacionais e estrangeiros no verão brasileiro. Com paisagens e praias deslumbrantes, mar cristalino e morno, piscinas naturais e uma saborosa gastronomia com farta oferta de frutos do mar, Porto é a verdadeira jóia do litoral pernambucano.

A gastronomia é um diferencial à parte e merece uma programação especial na sua visita. Com insumos da própria região, os pratos desenvolvidos pelos chefes são de dar água na boca. Além dos inúmeros restaurantes da vila de porto, a Anauí pousada também conta com um restaurante próprio, o Aracati, com cardápio variado entre lanches, pratos principais, drinks e aperitivos, além de nosso delicioso café da manhã.


Sempre preocupados com a preservação do meio ambiente e com o ecossistema em que estamos inseridos, diversos programas sociais e ecológicos contribuem com a sustentabilidade de Porto de Galinhas. Um verdadeiro paraíso que necessita de cuidado, apoio e sua ajuda!
Existem dois projetos muito importantes que são realizados em Porto de Galinhas com a ajuda de muitos voluntários: a ONG Eco Associados e o Hippocampus. Ambos são envolvidos com a preservação da vida marinha, principalmente, tartarugas e cavalos-marinhos, respectivamente. Se você quiser ajudar e aprender um pouquinho deixamos como sugestão a visita a essas duas ONG’s!

A POUSADA

Um Paraíso ao seu alcance. Rodeada de belezas naturais e muito conforto... Esta é a ANAUÍ Pousada!

RECEBER PROMOÇÕES

CONTATO

+55 (81) 98175-6878

reservas@anauipousada.com.br

Alameda Beira Mar - S/N - Porto de Galinhas, Ipojuca/ PE - CEP: 55590-000

• Políticas de hospedagens

ANAUÍ Pousada. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GRID Design e Estratégia.