Políticas de Privacidade

POLITICA DE PRIVACIDADE ANAUÍ POUSADA

 

A presente Política de Privacidade versa sobre o tratamento dos dados pessoais dos hospedes, funcionários e público em geral da Anauí Pousada, coletados de forma presencial no próprio estabelecimento, bem como de forma on line (remota) por meio do nosso site através do link anauipousada.com.br/formulario-direito-do-titular-dos-dados/, mídias sociais (Instagram, facebook e whastapp) e parceiros comerciais terceirizados otimizadores de reserva/hospedagem e marketing.

Esperamos por meio dessa política demonstrar o nosso compromisso com a proteção da privacidade, liberdade e individualidade das pessoas atingidas por nossa atividade comercial, bem como:

  • Informar sobre quais dados pessoais estamos coletando, para que servirá o uso das informações, além de com quem os compartilhamos;
  • Explicar a você os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade;
  • Promover um cenário de vinculação da nossa prestação de serviços às normas de proteção de dados e privacidade para assegurar direitos e deveres no exercício da atividade comercial.

1.     Quais são os direitos dos usuários dos nossos serviços?

Você ao usar os nossos serviços possui os seguintes direitos conferidos pela Lei 13.709/18 (LGPD):

·         Direito de confirmação e acesso (Art. 18, I e II): direito de obter do serviço a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for esse o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais tratados.

·         Direito de retificação (Art. 18, III): direito de solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.

·         Direito à limitação do tratamento dos dados (Art. 18, IV): direito de limitar o tratamento de seus dados pessoais, podendo exigir a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

·         Direito de oposição (Art. 18, § 2º): direito de, a qualquer momento, se opor ao tratamento de dados por motivos relacionados com a sua situação particular, com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento ou em caso de descumprimento ao disposto na Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais - LGPD). A aplicabilidade deste direito poderá acarretar a incompatibilidade do serviço proposto e o consequente desfazimento da relação contratual

·         Direito de não ser submetido a decisões automatizadas (Art. 20): direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.

·         Autodeterminação informativa: Direito de decidir livremente quais dados pretende compartilhar com a empresa, sabendo, desde já, que a não informação de certos dados poderá impedir a contratação dos serviços por serem necessários à execução do contrato.

 

2.      Canal de Comunicação Anauí Pousada

A Anauí Pousada possui canal de comunicação para recebimento de dúvidas relativas à presente Política, como também, para demandas e petições referente aos direitos dos titulares dos dados descritos acima.

Após a requisição do exercício de direitos pelo titular através do formulário existente em nosso site https://anauipousada.com.br/, o encarregado dos dados responderá de forma imediata ou no prazo de até 15 dias com informações claras e precisas sobre a operação de tratamento, além de efetuar as ações requeridas na forma da lei.

Encarregada dos dados: Isabel Ita Albuquerque

Canal de Acesso: gerencia@anauipousada.com.br

 

3.      Quais os dados que coletamos?

 

·         Dados pessoais: São coletados dados pessoais de identificação dos hospedes no momento da reserva on-line, por meio de empresas terceirizadas (operadores), bem como no momento do check in, exclusivamente pelo pessoal da recepção;

·         Dados sensíveis: há a coleta exclusiva de dados biométricos dos funcionários para efetivação do controle de jornada, através de empresa terceirizada (operador) com a finalidade de exercício regular de direito em contrato de trabalho.

·         Dados de criança e adolescentes: Tratamos dados de crianças e adolescente (nome, CPF/RG, telefone) a partir dos 12 anos de idade (faixa etária mínima de hospedagem) no momento do checkin mediante consentimento dos pais ou representantes legais;

 

4.      Como coletamos os seus dados pessoais?

Nós coletamos os seus dados pessoais das seguintes formas:

·         Quando é realizada reserva on line em nosso site através da plataforma Omnibees: quando você realiza o cadastro de reserva em nosso site, através da plataforma Omnibess link: https://myreservations.omnibees.com/default.aspx?q=8616, clicando no ícone “reservar”, preencherá formulário digital com os seguintes dados: data da reserva, e-mail, nome completo, CPF ou passaporte, telefone, País, número do cartão, nome impresso no cartão, validade, código CCV e foto do documento pessoal;

·         Quando é realizada reserva através do Whatsapp Business: Quando você interage com nossa equipe pelo Whatsapp através do link disponível no site e redes sociais, coletamos os seguintes dados: nome, telefone e email;

·         No momento do checkin: No checkin é realizado o preenchimento de ficha cadastral pelo titular da reserva e seus acompanhantes, por meio da qual são coletados os seguintes dados: nome completo, endereço, número de RG e CPF, endereço de e-mail, data de nascimento, telefone/celular, gênero, profissão, carro e placa, procedência, destino, motivo da viagem, meio de transporte;

·         Quando é fornecido dados para recebimento de e-mails: Quando você acessa nosso site e fornece, em campo próprio, dados como nome e email para recebimento de novidades e promoções da pousada periodicamente;

·         Coleta de dados automáticos: Quando você acessa o nosso site ou landing pages são coletados cookies como nome, data e hora, localização.

 

 

QUADRO 1. DADOS COLETADOS

Operação de coleta

Tipos de dado

Reserva on line em nosso site através da plataforma Omnibees

Nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento, número CPF ou passaporte, telefone, País, número cartão, nome impresso no cartão, validade, código CCV

Pelo Whatsapp

Nome, Telefone e Email

Dados fornecidos no momento do Checkin

Nome completo, endereço, número de RG e CPF, endereço de e-mail, data de nascimento, telefone/celular, gênero, profissão, carro e placa, procedência, destino, motivo da viagem, meio de transporte e foto do documento pessoal

Opção recebimento email

Nome e email

Dados de coleta automática

data, hora e fuso horário do acesso, histórico de páginas visitadas no website, localização

 

4.   Para quais finalidades utilizamos os seus dados pessoais?

Na tabela abaixo, associamos as finalidades e as bases legais que legitimam a coleta dos seus dados pessoais por nossa empresa, ou seja, para que servirá o acesso a determinado dado e qual respaldo legal.

 

QUADRO 2.  FINALIDADE DE COLETA E BASE LEGAL

Dados coletados

Finalidade do tratamento

Hipótese legal de tratamento

Nome completo, endereço de e-mail, data de nascimento, número CPF ou passaporte, telefone, foto documento pessoal

  • Para identificação da pessoa titular da reserva;
  • Emissão de nota fiscal do serviço prestado perante o poder público;
  • Comunicação com o hospede para fins relacionados à sua estadia e situações de pós-venda (ex.: objetos esquecidos, achados, débito remanescente);
  • Execução de contrato;
  • Cumprimento de obrigação legal com o poder público;
  • Legítimo interesse

Profissão, destino, motivo da viagem, meio de transporte

  • Dados de uso estratégico pela empresa para impulsionamento de campanhas de marketing e identificação do seu público alvo;
  •  
  • Mediante consentimento
  • Legitimo interesse;

 

Carro e placa

  • Identificação do veículo do hospede que ficará estacionado na área da pousada
  • Mediante consentimento

Nome e email

  • Para comunicação do Usuário sobre novidades, promoções ou campanha de marketing;
  • Mediante o consentimento do titular dos dados

Dados de coleta automática

  • Para monitoramento dos leads e pessoas interessadas pelos serviços da pousada que acessam o site e demais publicações na internet;
  • Para uso gerencial e estratégico das ações de marketing;

 

  • Legitimo interesse

 

O tratamento de dados pessoais para finalidades não previstas nesta Política de Privacidade somente ocorrerá mediante comunicação e autorização prévia do cidadão, de modo que os direitos e obrigações aqui previstos permanecem aplicáveis.

5.     Com quem compartilhamos os dados pessoais?

A Anauí Pousada possui alguns parceiros que a auxiliam no âmbito operacional e gerencial, com efeito, necessita compartilhar determinados dados pessoais para a execução do objeto do contrato com essas empresas.

O compartilhamento de dados se dá, portanto, nas áreas de contabilidade e departamento pessoal, jurídico e operacional, atuando essas empresas como agente operadores que atuam sob as diretrizes da empresa controladora, Anauí Pousada, da seguinte forma:

 

QUADRO 3.  COMPARTILHAMENTO DE DADOS

Operadores (empresas terceirizadas)

Dados compartilhados

Finalidade

Contabilidade

  • São compartilhados dados dos funcionários como cartão de ponto, dados profissionais, certos dados familiares, dados ocupacionais do trabalhador
  • Execução de contrato;
  • Cumprimento de obrigação legal com o poder público;

Poder público municipal

  • Dados básicos de identificação

 

  • Cumprimento de obrigação legal (emissão de nota fiscal)

 

Software de gestão operacional

  • Todos os dados da ficha cadastral, bem como dados dos funcionários nos módulos de gestão
  • Mediante consentimento para otimizar o controle e gestão interna

Departamento jurídico

  • Não há compartilhamento regular de dados, mas de forma pontual na medida de alguma situação jurídica
  • Para a exercício regular de direitos em processo judicial ou administrativo

6.   Segurança no tratamento dos dados pessoais

A Anauí Pousada se compromete a aplicar as medidas de segurança aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão de tais dados de forma indevida. Com o objetivo de prevenir fraudes e possíveis vulnerabilidades, as funcionalidades fornecidas são testadas e as falhas encontradas são corrigidas à medida que são identificadas. Além disso, as vulnerabilidades das tecnologias utilizadas também são corrigidas à medida que são reportadas.

Para garantir a segurança, serão adotadas soluções que levem em consideração: as técnicas e a tecnologia adequadas, a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento, a criticidade e sensibilidade dos dados tratados e os riscos para os direitos e liberdades do cidadão.

No entanto, ressalta-se que se exime de responsabilidade por culpa exclusiva de terceiros, como em caso de ataque de hackers ao dispositivo do cidadão, ou culpa exclusiva do cidadão, como no caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiro.

A pousada se compromete, ainda, a comunicar ao usuário em prazo adequado caso ocorra algum tipo de violação da segurança de seus dados pessoais que possa lhe causar um alto risco para seus direitos e liberdades pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD.

 

7.     Armazenamento, conservação e eliminação de dados

Informamos que a Anauí Pousada armazena os dados em bases digitais em servidores em nuvem (dropbox) e no servidor do sistema operacional (Quopes), bem como de forma física em sala própria dentro de arquivos com dispositivo de restrição de acesso e de pessoas não autorizadas.

Todas as bases de dado atendem aos padrões de segurança estabelecidos pela empresa e pela legislação de proteção de dados, bem como estão alinhadas com os mecanismos de segurança de informação mais atuais.

Os seus dados pessoais serão armazenados apenas enquanto for necessário para a conclusão da prestação dos serviços. Contudo, poderão permanecer por tempo indeterminado em nossas bases de dados nas seguintes hipóteses:

·         Para uso exclusivo do controlador em interesses comerciais legítimos e essenciais, com o objetivo de guiar decisões empresariais gerenciais e estratégicas com foco na geração de valor agregado à prestação de serviços e assertividade na prospecção de novos clientes de maneira mais assertiva

·         Cumprimento de obrigações legais com o poder público ou judiciário.

Os dados conservados após o fim do tratamento serão anonimizados e em nenhuma hipótese compartilhado com terceiros.

 

11.       Alterações à presente Política de Privacidade

Eventualmente, poderemos efetuar alterações à presente Política, momento em que faremos comunicação visível e adequada em nossas plataformas e mídias sociais ou através do envio de um e-mail aos usuários.

Certifique-se de ler qualquer comunicação atentamente.

Obrigado por ler a nossa Política de Privacidade!